terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Peixes


Os peixes são animais vertebrados, aquáticos poiquilotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em nadadeiras sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Peixes de Aquário

O aquário como entretenimento moderno, no que respeita à Europa, data de 1890. Após a Primeira Grande Guerra, esse interesse cresceu rapidamente e atinge agora grandes círculos de dispersão.

O aquário de água salgada é muito interessante, mas apresenta dificuldades; e os aquários de água doce, fria, apenas servem para um pequeno número de espécies, tais como esgana-gatas (Gasterosteus), carpas (Cyprinus), gambúsias, peixes encarnados (Carassius) e o peixe-gato (Amiurus nebulosus). Os aquários mais comuns são, portanto, os de água doce quente, e os peixes devem então, de preferência, ser importados de lugares onde o clima se aproxima ao das nossas casas aquecidas, ou seja dos trópicos.

Os peixes para aquário de água quente vêm de diversas partes do Mundo. A sua maioria é originária do Leste da Ásia e do Sul da América. Diga-se de passagem que na Guiné Portuguesa se podem colher muitas das mais lindas espécies apreciadas para este género de aquários. No entanto, nem todas as espécies são obtidas nos países de origem, pois muitas são produzidas em grandes estações de reprodução de outros países (nomeadamente na Alemanha e na Holanda). Novas culturas são constantemente introduzidas e experimentadas. Algumas delas estabilizam-se, outras não se mantêm, e assim os stocks ou reservas das culturas são constantemente renovados.

Principais Características

Possuem Escamas ou placas;

Os Peixes apresentam as seguintes barbatanas: Barbatana Dorsal, Anal, Caudal, Ventrais e Peitoriais.

A bexiga natatória é um órgão que auxilia o peixe a manter-se a determinada profundidade através do controlo da sua densidade relativamente à da água;

A maioria dos peixes são dióicos, ovíparos, a fertilização dos óvulos é externa e não existem cuidados parentais;

Os peixes não dormem. Eles apenas alternam estados de vigília e repouso.

Nenhum comentário:

Blogs

Saúde
fotos de peixes
piadas engraçadas
Esquemas Eletronicos
Tipos de Drogas
Religião Católica
eXTReMe Tracker