quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Comprando Peixes Novos

Poucas coisas são mais decepcionantes para um aquarista do que comprar um lindo peixe novo encontrado em alguma loja, apenas para vê-lo definhar e morrer em uma semana. Talvez a causa mais frequente dessas mortes seja a falta de pesquisa por parte do dono, com respeito ao tipo de água requerido pelo peixe (pH, temperatura, dureza), hábitos alimentícios, compatibilidade com os outros peixes no tanque, etc.

Mas mesmo se você é um aquarista mais experiente e fez a sua lição de casa direito antes de comprar, alguns peixes ainda são perdidos desta maneira. Vamos considerar algumas idéias sobre como evitar isso ainda mais.

Trazer peixes novos para casa de uma loja é sempre estressante para eles, e alguns peixes são particularmente sensíveis a mudanças bruscas, como Ramirezis, Bótias e Neons. Mas para qualquer peixe, diversas condições podem piorar o processo a ponto de ser fatal. As coisas mais importantes que devemos observar são:

Condição geral do peixePeixes saudáveis terão uma chance muito maior de sobreviver o estresse da mudança. Sempre escolha os mais intensamente coloridos e mais espertos peixes do grupo. Se possível, verifique o apetite do peixe também. Isto às vezes pode ser tão simples como deslizar o dedo no vidro da frente e ver quais peixes o seguem. É claro, algumas espécies são perfeitamente saudáveis mas tímidas demais para fazer isso.

Diferenças em pH e temperaturaDiz-se que a melhor água para um peixe é aquela em que ele está no momento. Isso é uma maneira esperta de dizer que os peixes não gostam de mudanças bruscas. Uma mudança de mais de 0,2 no pH ou 2oC na temperatura, num período de menos de 8 horas, é estressante e pode ser fatal. Então, mesmo que o seu aquário esteja em condições ótimas para o peixe, ele sofrerá um choque se a água da loja estiver muito diferente da sua.

Pergunte ao lojista em que nível ele mantém estes parâmetros no aquário de onde você está comprando o peixe. Se não estiver satisfeito com a resposta dele peça para que ele faça o teste na sua frente. Uma vez eu tive problemas com a morte de alguns Ramirezis novos, embora o meu aquário estivesse ideal, e mais tarde descobri que o lojista os mantinha em aquários com pH em torno de 8,0 enquanto o meu estava em 7,0.

Capturando o peixeSe o lojista fizer muito estardalhaço e perseguir o peixe durante muito tempo para pegá-lo, é melhor mudar de idéia. O peixe pode estar machucado ou em pânico, a ponto de acabar morrendo mais tarde. Não se sinta culpado fazendo isso...é obrigação do lojista pegar o peixe sem estressá-lo. Eu geralmente acabo conhecendo os lojistas o suficiente para que eles me deixem pegar os meus próprios peixes, assim eu posso escolher aquele que eu quero e pegá-lo da maneira que eu quero.


Transportando o peixe para casaCertifique-se que os peixes têm uma quantidade razoável de água no saco plástico. Sempre transporte-os no escuro, isso os acalma. Eu gosto de enrolar o saco com uma malha de lã para ficar escuro e ajudar a manter a temperatura. Se você vai levar mais do que duas horas para chegar em casa, ou se tem vários peixes no mesmo saco, peça ao lojista para colocar oxigênio puro nele.


Soltando os peixesAntes de soltar os peixes no seu aquário, deixe o saco boiando por pelo menos 10 minutos, durante o qual você deve lentamente adicionar água do seu aquário à do saco. Isso permite ajustar o pH e temperatura de ambas as águas. Depois disso, jogue fora a água do saco e solte os peixes novos no aquário. Se você está preocupado que alguns dos peixes antigos possam atacar os novatos, desligue a luz ou coloque um pouco de comida para distraí-los até que os peixes novos possam encontrar um lugar para se esconderem.
Finalmente, se depois de todas estas precauções, você ainda perder um peixe pouco depois de colocá-lo no seu aquário, então a única explicação razoável que sobra é uma molésita muito, muito terrível, conhecida entre aquaristas como MMP - morte misteriosa de peixes.

Nenhum comentário:

Blogs

Saúde
fotos de peixes
piadas engraçadas
Esquemas Eletronicos
Tipos de Drogas
Religião Católica
eXTReMe Tracker