Peixe-cego-mexicano, Anoptichtys jordani, completamente cego. No seu país de origem, o México, vive em grutas subterrâneas e, portanto, não tem necessidade de ver; todavia em aquário consegue subsistir, em conjunto com outras espécies, quando em competição pelo alimento.
Alheta-vermelha, Aphyocharax rubropinnis, da América do Sul, é um lindo e activo peixe de cardume, sempre em movimento. Tem necessidade de temperaturas elevadas, sem o que as suas barbatanas vermelhas empalidecem.
Farolim, Hemigrammus ocellifer, da América do Sul, é um dos peixes mais belos e mais fáceis de manter. Os pontos luminosos nos olhos e o vermelho da cauda são verdadeiramente resplandecentes.
Fogo, Hyphessobrycon flammeus, originário do distrito do Rio de Janeiro, é um peixe de aparência modesta, mas belo e muito apreciado.
Rosa, Hyphessobrycon callistus rosaceus, da América do Sul, é um representante elegante e majestoso da grande família Characinidae, a que pertencem os mais populares e resistentes peixes de aquário.
Saia-preta, Gymnocorymbus ternetzi, da América do Sul, mantém-se muito facilmente. Para que apresente bem negra a cor da região posterior do seu corpo, deve conservar-se a água a uma temperatura elevada.
Papa-mosquitos, Lebistes reticulatus, é o peixe dos principiantes. É um peixe viviparo, fazendo-se o desenvolvimento dos ovos no interior da mãe. Em virtude da sua resistência e facilidade de reprodução, é utilizado como devorador de mosquitos nas regiões da Malária.
Néon, Hyphessobricon innesi, brilha como um tubo de néon na cor de vermelhão e azul-turquesa. É originário das nascentes do Amazonas, no Peru.
Peixe azulãoEspadachim, Xiphophorus helleri, do México, é um peixe vivíparo. Apresenta-se com grande variedade de cores: verde, vermelho, amarelo, preto e variegado.
Barbo-de-lira, Aphyosemion australe, da África ocidental. É um dos peixes ovíparos da família Cyprino-dontidae. Não se mantém facilmente, pois carece de alimento vivo, água velha e temperatura elevada.
Meia-Iua-indiano, Xiphophorus variatus, do México, aparece, à semelhança de outros peixes vivíparos, em grande variedade de cores. A estampa mostra um que é preto e amarelo. Difícil e combativo.
Gato-de-bronze, Corydoras aeneus, da América do Sul, não é talvez muito bonito, mas apreciavelmente vivo e interessante. Mantém-se à custa do que os outros peixes deixam.
Zebra, Brachydanio rerio, originário de Bengala, mantém-se de preferência em cardumes e está sempre em movimento.
Barbo-dourado, Barbus schuberti, é um produto de criação em aquário e a sua origem é discutível. Resistente e fácil de manter.
Nuvem-branca, Tanichthys albonubes, vem de um rio do sopé da Montanha da Nuvem Branca, na China. Bom peixe de aquário, capaz de viver a baixas temperaturas.
Leopardo, Acanthophthalmus kuhlii, da Ásia oriental, não se mostra antes do escurecer, altura em que sai do esconderijo para se alimentar. Tem longa vida, mas é sensível às mudanças de água.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário